Como acabar com o bloqueio criativo na escrita segundo Joe Pulizzi

Quem produz conteúdos para blog pode se deparar em algum momento com o dilema de como acabar com o bloqueio criativo na escrita.

Ao ter um bloqueio de criatividade, podemos nos sentir frustrados, perdidos, vazios. Para algumas pessoas, isso pode ser até um motivo de ansiedade. 

E, mesmo buscando milhares de ideias de conteúdos, o documento de Word na tela continua em branco. Isso não é um mal apenas de artistas e escritores, pois alcança também os profissionais que lidam com marketing de conteúdo e produtividade.

Por isso, vou falar neste post sobre algumas lições de Joe Pulizzi no livro Marketing de Conteúdo Épico relacionadas a essa questão. Para quem não sabe, Joe Pulizzi é o fundador do Content Marketing Institute.

Boa leitura!

Dicas de como acabar com o bloqueio criativo na escrita

Como ter criatividade para escrever? No livro Marketing de Conteúdo Épico, Joe Pulizzi ressalta que a escrita livre é o melhor método para acabar com o bloqueio criativo. 

Ou seja,  deve-se fazer um exercício de escrita conforme a ordem dos pensamentos, sem se preocupar, por exemplo, com possíveis erros ou incoerências.

Ele cita a autora do livro True Secret of Writing, Natalie Goldberg, ao falar sobre a escrita livre e sobre como ter inspiração para escrever. Confira abaixo.

Estabeleça um horário

como acabar com o bloqueio criativo

O primeiro passo para eliminar o bloqueio é querer eliminá-lo. Então, separe um tempo para isso.

Estabeleça um certo período para escrever e pare apenas quando terminar esse tempo estipulado. Por exemplo, você pode se propor a escrever de modo livre por 10 minutos. Então, escreva sem distrações ou interrupções.

Não pare de escrever

Nessa etapa, a ideia é ter o foco somente na escrita. Se achar melhor, pode colocar o celular no modo avião ou fechar as janelas do navegador.

Caso você tenha estabelecido escrever por 10 minutos , sua mão deve se movimentar durante todo o período até acabar o tempo. 

Você precisa registrar todas as ideias que surgirem, como um brainstorm. Nesse tempo, você não deve reler o que escreveu e precisa escrever em um ritmo constante, sem parar.

Isso não significa que você precise escrever rápido, mas apenas de forma constante.

Pode errar o quanto quiser

como acabar com o bloqueio criativo

Outro ponto interessante sobre como acabar com o bloqueio criativo com essa técnica.

Enquanto estiver escrevendo, não faça nenhuma correção gramatical, ortográfica, de pontuação, de estilo ou de qualquer erro de português

A ideia principal é evitar que o documento fique em branco na sua tela ou em seu caderno de anotações. Portanto, os erros você pode corrigir depois ao fim do exercício.

Escreva coisas sem sentido

como acabar com o bloqueio criativo

Se você por um momento estiver, por exemplo, com falta de criatividade e ficar sem ideia do que escrever durante o exercício, pode digitar coisas sem sentido mesmo, contanto que continue escrevendo sem pausas. 

Pode ser até engraçado e provavelmente vão surgir ideias criativas.

Veja o que o incomoda

como acabar com o bloqueio criativo

“Por que estou escrevendo isso?”. Se durante esse processo de escrita você se sentir incomodado com algo que escreveu, analise por que o incomoda e escreva sobre isso.

Verifique sua obra-prima

Por fim, quando acabar o tempo, leia o que você escreveu e marque as partes que considera importantes para fazer uma versão mais elaborada depois. 

Joe Pulizzi conta no livro que, ao fazer esse exercício durante 5 minutos, ele teve ideia para mais de 20 artigos de blog. 

Então, agora você já sabe como acabar com o bloqueio criativo com este método simples.

O que é bloqueio criativo?

como acabar com o bloqueio criativo

O bloqueio criativo é uma forma de “bloqueio da mente”. Um estado no qual aparentemente você não consegue expressar suas ideias ao produzir algum tipo de conteúdo. 

“Não tenho criatividade, o que fazer?”. Qualquer pessoa pode ser criativa. A diferença é que algumas pessoas cultivam formas de fomentar a criatividade e outras não. 

No livro A História Secreta da Criatividade, o autor Kevin Ashton descreve que “o mito da criatividade implica que poucos indivíduos podem ser criativos, que qualquer criador bem-sucedido experimentará grandes clarões de ideias e que criar tem mais a ver com magia do que com trabalho”.

Além disso, se você está com bloqueio criativo para escrever, existem alguns fatores que podem causar isso. Confira abaixo!

Fatores que causam bloqueio criativo

como acabar com o bloqueio criativo

Ambiente de julgamento

Quem vive em um ambiente de constante pressão, julgamento e crítica pode desenvolver, por exemplo, um medo excessivo de errar. 

Ou seja, isso o deixará inseguro e você precisará constantemente buscar confirmação para seus atos. Com isso, sua intuição e seu potencial para experimentar se tornam reprimidos. E, consequentemente, surge o bloqueio criativo.

Excesso de racionalidade

Se você quer entender como acabar com o bloqueio criativo, esse ponto também é relevante.

O lado esquerdo do cérebro desempenha funções mais racionais, enquanto o direito está mais ligado à intuição, à emoção e à criatividade. 

Ou seja, quando há uma falta de equilíbrio e há excesso de racionalidade, reprime-se também o fluxo criativo. 

Falta de correspondências

A falta de correspondência seria não buscar referências para treinar a criatividade.

Essas referências podem surgir, por exemplo, ao assistir um programa interessante de TV, ao viajar, ao ver uma exposição de pintura, uma série na Netflix, entre outras coisas. 

No livro best-seller Roube como um Artista, o designer Austin Kleon cita a seguinte frase de David Bowie: “A única arte que estudarei é aquela que contém o que eu possa roubar”.

Contudo, quando o autor defende a ideia de “roubar como um artista”, ele não está fazendo apologia ao plágio. 

Pelo contrário, ele entende o conceito de que tudo o que produzimos surge a partir de referências e de soma de influências, porque “nada vem do nada”.

Portanto, na falta de contato com essas referências e influências, também pode surgir o bloqueio criativo.

Ele sugere que ter um diário pessoal ajuda a acabar com a ansiedade criativa. Afinal, as próprias vivências pessoais, e não apenas referências exteriores, também são um bom ponto de partida.

Conclusão: como acabar com o bloqueio criativo

como acabar com o bloqueio criativo

Vimos então como acabar com o bloqueio criativo.

As dicas de Joe Pulizzi neste post sobre eliminar o bloqueio por meio da escrita livre podem muito úteis para escrita de artigos de blog, legendas para redes sociais, entre outros.

O hábito constante da escrita também é um fator essencial para se livrar dos bloqueios.

Leia também: Como criar um blog de afiliados e ganhar dinheiro online

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário