Como criar mini sites conversivos? Entenda o passo a passo!

Não basta apenas saber como fazer um mini site. É preciso saber como criar mini sites conversivos.

A estrutura de um mini site é quase a mesma de um blog. A grande diferença é a quantidade de conteúdo, que se limita a poucos artigos em um mini site para afiliados.

Um dos principais atrativos para quem busca esse formato é que ele não necessita de postagens periódicas.

Como a estrutura do mini site é simples, você pode ter vários mini sites de diferentes nichos.

E a melhor parte é que, com o tempo, todos podem trazer bons retornos financeiros de forma passiva.

Você quer ter fontes extras de renda? Neste post você vai entender as etapas de criação de mini sites.

Vamos conferir quais são essas etapas?

O que é mini site?

como criar mini sites

Primeiramente, um mini site é um pequeno site voltado para conversões de um único produto ou de produtos de um nicho.

Ele tem poucos artigos, relacionados a determinados produtos. Não existe um número exato de quantos artigos há no mini site. Mas pode-se dizer que, em geral, há no máximo dez.

E como funciona? A ideia não é fazer atualizações de conteúdo de modo constante, como acontece em blogs.

Se você quer saber como criar mini sites conversivos, o objetivo é posicionar apenas esses poucos artigos para realizar vendas ao longo do tempo.

E quais são as páginas de um mini site? Ele possui poucas páginas, que basicamente são: Página Inicial, Políticas de Privacidade e Termos, Contato, Mapa do Site e Sobre.

Inclusive, no início você pode gerar a página de Políticas de Privacidade gratuitamente. E, depois, optar por um modelo pago, que é mais completo.

Mas você pode estar se questionando… Por que eu faria um mini site e não um blog?

A principal vantagem de um mini site é que é muito fácil administrá-lo. O único trabalho depois de pronto será a análise de tráfego e de como evolui com o tempo.

Além disso, o investimento é muito baixo, então esse formato é bastante válido. Principalmente para quem não tem tempo de se dedicar a um projeto maior.

Porém, não devemos entender um mini site como fonte de renda principal, e sim complementar.

Tipos de mini sites

como criar mini sites

Um produto

Um dos tipos de mini sites é o que têm o foco em apenas um produto. Ele é promovido em uma página estática por meio de um artigo de conversão apenas.

Contudo, há uma desvantagem de trabalhar somente com um produto. No caso de mini sites para afiliados, se o produtor decidir extinguir a afiliação, seu trabalho será perdido.

Você terá que substituir o produto por outro e terá todo um retrabalho. Inclusive quanto ao posicionamento de palavras-chaves, dependendo de quais utilizou.

Mas isso não significa que um mini site apenas com um produto não funcione se você quer saber como criar mini sites conversivos.

Ele é mais simples, mais fácil de criar e há diversos deles disponíveis na web.

Mais de um produto

Existem também mini sites que focam em mais de um produto. Em geral, até cinco produtos. Eles devem ser do mesmo nicho, precisam se complementar e não concorrer entre si.

Para cada produto, há um artigo de conversão otimizado para SEO. Nesse sentido, a configuração do site é feita de modo a facilitar o acesso a esses artigos, na barra lateral, por exemplo.

No caso dos mini sites, os artigos review já são voltados para um público que conhece o produto, o produtor ou o nicho.

Esse público faz a pesquisa do produto no Google e tem intenção de comprar em algum momento.

Miniblog

Existe também o formato de “miniblog”. Nesse caso, há mais artigos, em torno de dez. É uma quantidade limitada em comparação ao blog.

Eles focam em diferentes etapas do fundo de funil de vendas. Há conteúdos tanto para topo, meio e fundo de funil.

Nessa estratégia, a ideia é “aquecer” o potencial cliente que ainda não tem certeza se quer comprar o produto.

Passo a passo: como criar mini sites conversivos

como criar mini sites

Definir o nicho e escolher produtos

Agora que já entendemos um pouco melhor como funciona o mini site, vamos ver algumas etapas relevantes de como criar mini sites conversivos.

A primeira dica é escolher um nicho de mercado lucrativo. Para isso, veja quais são seus interesses e como é a demanda.

Escolher o nicho de forma antecipada é importante para você decidir em seguida qual será, por exemplo, o domínio do site.

Isso porque, mesmo que seja um domínio genérico, é interessante que tenha algum termo relacionado ao nicho.

Afinal, não faz sentido escolher o domínio do mini site antes de saber o nicho, certo?

Um ponto que vale a pena considerar é que você pode promover produtos de determinado nicho mesmo que essa não seja sua área de atuação.

É um caso que se assemelha ao de afiliado árbitro, que não precisa aparecer e não faz diferença se é sua especialidade aquele nicho.

Como isso acontece na prática?

Pesquise alguns produtos em plataformas como a Hotmart e a Monetizze para ter ideias de nicho.

Se tiver dificuldades na escolha, leia este artigo com várias dicas de como escolher um nicho de mercado.

Pode ser que você consiga escolher seu nicho em dez minutos ou em dez dias. Não precisa ter pressa, o ideal é fazer uma escolha bem pensada.

Ao definir o nicho, faça a afiliação de produtos antes de seguir para etapa propriamente dita de criar um mini site.

Nessa etapa de como criar mini sites conversivos, é interessante que você escolha um produto com uma boa comissão.

O que é um bom produto?

Um bom produto precisa basicamente vender, ter uma boa comissão e uma boa página de vendas.

Não necessariamente o de ticket deve ser alto para vender, mas se a comissão for muito baixa e a temperatura também, talvez não compense o seu investimento.

Se a temperatura for muito baixa, no caso da Hotmart, significa que o produto não realiza muitas vendas.

Outro ponto é que alguns produtos não aceitam afiliação apenas com um clique. Em outras palavras, o produtor precisa aprovar a afiliação.

Nesses casos, você pode enviar um e-mail para o produtor explicando que criará um mini site ou simplesmente esperar o pedido ser aceito. Ou, ainda, pode optar por outros produtos que aceitam afiliação imediata.

Na escolha dos produtos, é necessário que você verifique o volume de buscas no Google. Procure por produtos que tenham uma busca considerável e evite os de vendas sazonais.

É interessante escolher nichos com dores fortes, como os da área de dinheiro, saúde e relacionamento. Essas áreas possuem grande volume de busca.

Contudo, na fase inicial da criação de mini site, trabalhe com palavras-chaves que não concorram com grandes sites de alta autoridade e que já estão se posicionando.

É recomendado também não fazer vários mini sites ao mesmo tempo. Faça um de cada vez. Valide a estratégia e veja o que funciona ou não.

Escrever artigos relevantes

Esse fator é muito importante na etapa de como criar mini sites conversivos.

Todo o trabalho de convencimento do mini site tem foco na venda do produto por meio de um artigo específico. Seja voltado para o produto ou para o produtor, o artigo é o principal atrativo do mini site.

Ele deve ter em torno de 1,5 mil palavras. Além disso, precisa ter elementos de copywriting, como a fórmula AIDA.

AIDA é a sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação (CTA). Ou seja, ao escrever o texto esses elementos precisam estar presentes para que o artigo seja conversivo.

Portanto, o ideal é que o artigo seja longo, original, de qualidade e ter elementos de copywriting. Além do modelo AIDA, utilize também gatilhos mentais.

O artigo precisa se conectar emocionalmente com a dor ou o desejo da persona.

Caso você não queira escrever os artigos para o seu mini site de afiliado, pode contratar redatores freelancers em diversas plataformas online.

SEO e outras fontes de tráfego

como criar mini sites

A principal fonte de tráfego de um mini site é a de pesquisa em buscadores como o Google. E, para isso, é preciso posicionar os artigos.

Para esse posicionamento, é necessário fazer otimização em termos de SEO, que inclui ações Onpage e Offpage.

Para quem gosta de SEO, nada melhor que potencializar suas estratégias de vendas e entender como criar mini sites conversivos!

Vale mencionar que, em paralelo à criação do mini site, recomenda-se utilizar o Pinterest e outros sinais sociais, criando uma Fanpage no Facebook, por exemplo.

Outra forma de impulsionar o tráfego no início, enquanto não há posicionamento, é por anúncios dos artigos no Google Ads.

Ainda, uma maneira de monetizar o mini site que já possui certo tráfego é por meio do Google Adsense (que é diferente do Google Ads).

O Google Adsense é um tipo de afiliação que exibe anúncios em seu mini site e gera renda em dólar, quando as pessoas clicam ou por número de visualizações.

Quanto preciso investir para criar mini sites conversivos?

como criar mini sites

O mais indicado é que você invista em domínio próprio, pois você terá uma presença mais satisfatória no mundo digital.

Além de favorecer o rankeamento das suas palavras-chaves, o potencial cliente verá maior credibilidade em um site com domínio próprio ao decidir se realizará uma compra.

Pense na seguinte situação… Você compraria um produto de um site com domínio próprio ou em um endereço como www.sites.google.com/nomedoproduto ?

Quais os custos?

Se você optar por contratar uma hospedagem, um plano em conta da Hostgator é o anual de R$ 164,94, no primeiro ano, o que equivale a menos de R$ 14 por mês. E isso inclui um domínio grátis, no primeiro ano também.

Após adquirir o domínio e a hospedagem, é importante fazer as configurações do certificado SSL. Desse modo, seu site ficará seguro, o que é bem visto em termos de SEO.

Se você não souber como fazer essa configuração, o suporte via chat da Hostgator é rápido e ensina como fazer.

Você terá também que instalar o WordPress, que é uma etapa bem simples. E não se esqueça de baixar o plugin Yoast SEO, que possui versão gratuita.

Se você quer saber como criar mini sites conversivos, saiba que SEO é fundamental e este plugin poderá ajudar bastante.

É válido também adquirir o Superlinks para ativação de cookies e outras funcionalidades no mini site.

O custo do Superlinks é de R$ 67 para uma licença vitalícia, ou seja, você poderá utilizá-la apenas em um mini site. Caso queira criar mais de um mini site, são 10 licenças por R$ 127.

Já se você for usar um tema pago, o Avenger tem preços bem acessíveis. Para uma licença, ou seja, para um domínio, o valor é de R$ 87. Vale a pena investir em temas otimizados, que ajudam no rankeamento.

Considerando esses valores, o investimento que você vai ter para criar um mini site é em torno de R$ 27 por mês no primeiro ano. Considerei o valor total de R$ 318,94 dividido por 12.

Vale a pena?

Sim, vale a pena! São muitos os afiliados que têm ótimos resultados com mini sites. E é um investimento muito baixo.

Porém, é possível também criar mini sites de modo gratuito no Google Sites. Se não puder fazer um investimento inicial, pode começar a divulgar seus links de afiliado sem nenhum custo.

Mas, para ter maior potencial de vendas e trabalhar de modo profissional, é muito mais indicado ter uma estrutura própria.

Então, vimos os principais pontos de como criar mini sites conversivos.

Vantagens de criar um mini site conversivo

como criar mini sites
  • Baixo investimento de tempo e de dinheiro
  • Estrutura própria
  • Poucos artigos
  • Fácil de administrar
  • Grande parte do público que busca pelas palavras-chaves já é qualificado para compra
  • O afiliado não precisa aparecer
  • Renda passiva no longo prazo

Vimos até aqui o que é um mini site para afiliados e as etapas de como monetizá-lo.

Ainda está em dúvida? Lembre-se que é uma estratégia que exige paciência, mas que traz resultados.

Se você deseja iniciar um empreendimento digital e tem pouco dinheiro para investir, essa é umas das opções para monetizar online.

Leia também: Fórmula Negócio Online Funciona? É confiável? Vale a pena?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário