Mercado de afiliados: o que é, como funciona e como começar

Se você deseja saber o que é mercado de afiliados, está no lugar certo! Neste post vou explicar direitinho tudo o que abrange este universo para que você comece logo a ter novos projetos de vida.

Lembre-se desta situação. Você acorda de manhã e percebe que o relógio está de mau humor. Ele não para de apitar.

Então, você pensa: será que não existe nenhum outro tipo de trabalho em que não precise acordar todos os dias nesse horário, em que eu tenha maior flexibilidade e não precise me submeter aos riscos da Covid-19?

É claro que não estou falando para ninguém abandonar o emprego. Afinal, muitas pessoas amam seus atuais empregos e não cogitam deixá-los.

Mas, para os insatisfeitos com as funções que exercem ou com diversos outros motivos que podem ser frustrantes e variam de pessoa para pessoa, existe sim uma alternativa muito atrativa e promissora, que é o mercado de afiliados.

Além disso, para quem sofreu os impactos da crise e acabou perdendo o emprego, este mercado é uma alternativa que tem mudado completamente a vida de milhares de novos adeptos.

Mas o que é mercado de afiliados? Para entender do que se trata esse universo, continue lendo!

O que é mercado de afiliados

O que é mercado de afiliados?

O mercado de afiliados interliga produtores, afiliados e clientes. Ele conecta produtores e afiliados com o objetivo de promover e vender produtos. Então surge uma dúvida, que produtos são esses?

Os produtos podem ser físicos ou digitais. Nesse último caso, são conhecidos como infoprodutos. Podem ser e-books, mentorias, consultorias, softwares, ferramentas, plugins, videoaulas, entre outros.

No caso de produtos físicos, os mais recorrentes são cápsulas: emagrecimento, beleza, saúde e potencializadores sexuais são alguns exemplos.

Os nichos para produtos físicos e digitais são os mais diversos:

  • Animais e Plantas
  • Apps e Softwares
  • Casa e Construção
  • Culinária e Gastronomia
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Design
  • Direito
  • Ecologia e Meio Ambiente
  • Educação
  • Empreendedorismo Digital
  • Entretenimento
  • Espiritualidade
  • Literatura
  • Moda e Beleza
  • Música e Artes
  • Negócios e Carreira
  • Relacionamento
  • Saúde e Esportes
  • Sexualidade
  • Tecnologia da Informação
  • Idiomas
  • Finanças e Investimentos
  • Hobbies

Como essas interações acontecem no universo online, utilizam-se estratégias de marketing digital para a divulgação de produtos.

Para entender melhor o que é mercado de afiliados, leia o próximo tópico.

Qual é a diferença entre produtor e afiliado?

mercado de afiliados

O produtor é quem lança o produto. Ele cria uma página de vendas e o afiliado promoverá aquele produto por meio dessa página e de outras estratégias no marketing de afiliados. Por exemplo, em blogs, redes sociais e anúncios.

Dessa forma, o afiliado recebe comissões pelas vendas dos produtos que divulga. Ou seja, ele é um intermediário na venda.

E por que o produtor permite a afiliação de seus produtos? Como milhares de pessoas podem se afiliar, o produtor terá uma margem de lucro e um alcance muito maior do que teria se divulgasse sozinho.

Inclusive, existem comissões muito generosas no mercado de afiliados. Nesse sentido, tanto produtor quanto afiliado saem ganhando.

Como funciona o mercado de afiliados?

mercado de afiliados

Como entrar no mercado de afiliados? Funciona da seguinte forma: o produtor disponibiliza o produto em um programa de afiliados, por meio de uma plataforma. E o afiliado se afilia ao produto. Simples, não é?

Atualmente, para quem deseja entender o que é mercado de afiliados no Brasil, as plataformas mais conhecidas são Hotmart e Monetizze.

Mas existem outras, como Eduzz, Braip, Lomadee, Awin, Adsense, Amazon, Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Shoptime.

A afiliação pode acontecer com apenas um clique ou pode necessitar da aprovação do produtor.

Depois de se afiliar, você tem acesso a diversos links que poderá divulgar. Esses links incluem páginas de vendas, materiais gratuitos, banners, links de pagamento (checkout), vídeos, entre outros.

Quando uma pessoa que teve acesso ao seu link comprar o produto pela sua indicação, você receberá a comissão. O seu link possui um cookie que avisará à plataforma que a compra partiu de você.

Quais são os tipos de afiliado?

mercado de afiliados

Afiliado árbitro

O afiliado árbitro trabalha sem aparecer. Ele prefere utilizar estratégias de anúncios, como Google Ads ou Facebook Ads.

A ideia é a busca por resultados imediatos, sem a preocupação de construir uma audiência nem de ser reconhecido em determinado nicho.

Pelo contrário, pode-se trabalhar com diversos nichos ao mesmo tempo e sem dominar ou ser especialista em nenhum deles.

Afiliado autoridade

Por outro lado, o afiliado autoridade opta por uma estratégia de longo prazo. Isso porque é necessário produzir conteúdos para o nicho escolhido, construir uma audiência e ser reconhecido por essa audiência.

O que é mercado de afiliados nesse contexto?

O afiliado autoridade é o que aparece pessoalmente. Esse método é bastante recomendado por diversos especialistas, por criar maior proximidade com o público.

Porém, é possível também construir autoridade sem aparecer. Nesse caso, cria-se uma marca sem se expor pessoalmente.

Como seria isso? Imagine que você deseja divulgar produtos como afiliado no segmento Pet e crie uma logomarca como “Mundo Pet”.

Ou que você queira trabalhar com desenvolvimento pessoal e crie uma marca como “Mude sua vida”. E assim por diante.

Mas você pode optar por trabalhar ao mesmo tempo como afiliado árbitro e como afiliado autoridade.

Ou seja, você pode querer construir uma audiência e trabalhar também com anúncios pagos de outros nichos e sem aparecer.

Em que canais o afiliado pode divulgar o produto?

mercado de afiliados

Influenciadores digitais

Uma forma de divulgar o link de afiliado é por meio de parcerias com influenciadores digitais.

Você pode procurar influencers do nicho relacionado ao produto e combinar as estratégias de divulgação, bem como o preço que ele vai cobrar para promover o produto.

Entre os benefícios de alcançar a audiência dos influencers podemos citar que o público é amplo, segmentado e engajado. Desse modo, você pode atingir milhares de pessoas que têm interesse no produto.

Então, essa é também uma forma de entender o que é mercado de afiliados.

Ao escolher um influenciador, é interessante que você pense não apenas no número de seguidores que ele tem, e sim se a persona se encaixa ao perfil do produto.

Ao negociar com o influencer, você pode também dar ideias sobre a criação do conteúdo.

Blog

Divulgar os links de afiliado em um blog é uma ótima estratégia, pois você tem total controle, pode publicar o que preferir e fazer correções durante o processo.

Quando você tem um site é diferente de usar estruturas de terceiros, como é o caso de influenciadores e de sites como o Facebook ou o Instagram.

Não que esses canais precisem ser desconsiderados, mas depender apenas de terceiros envolve certos riscos. No Facebook, por exemplo, existe a possibilidade de bloqueios e é preciso seguir certas regras.

Diferentemente do blog, no qual você pode seguir as próprias regras, construir audiência e autoridade no longo prazo.

Além dos produtos que vende como afiliado, é possível monetizar o blog também com o Adsense.

E a grande vantagem é que com o blog você pode lucrar com estratégias de tráfego orgânico. Para isso, é preciso entender SEO Onpage e Offpage.

E-mail marketing

O que é mercado de afiliados no contexto do e-mail marketing? O e-mail marketing é uma estratégia muito eficaz para conversões. Por meio dele nutre-se o lead e é possível fazer a divulgação do produto ou serviço.

A maioria das pessoas verificam o e-mail ao menos uma vez por dia. Nesse sentido, para que sua mensagem seja aberta, o título precisa despertar a curiosidade, ser atraente e chamativo. Além disso, você sabe o que é copywriting?

Tanto a linha de assunto do e-mail quanto o texto precisam ter elementos de copy. É claro que você não vai ser inconveniente nos e-mails. Até porque você não quer ser movido para o spam.

Porém, se em algum momento o lead fez a inscrição do e-mail é porque ele tem interesse no que você tem a dizer.

Redes sociais

As redes sociais também são excelentes para divulgação de seu produto como afiliado. O alcance pode ser bem amplo.

Para que a promoção em redes seja efetiva, você deve produzir conteúdos constantemente. Eles precisam ser de qualidade, autênticos e precisam agregar valor ao usuário.

Algumas das redes sociais mais conhecidas e utilizadas são Youtube, Instagram, Facebook e Pinterest.

Uma vantagem é que elas tornam a relação entre afiliados e público mais próxima, o que é ótimo para as vendas.

Whatsapp e Telegram

O que é mercado de afiliados nesses canais? O Whatsapp e o Telegram são canais que convertem muito bem. Você poderia imaginar que as redes sociais e os anúncios seriam o caminho mais natural para realizar vendas.

Porém, o Whatsapp e o Telegram são muito efetivos. Eu mesma já decidi comprar diversos produtos digitais depois de ter entrado em grupos no Telegram.

Ao falar diretamente com a pessoa que divulga o produto, cria-se uma relação de confiança mais próxima. Além disso, há todo um processo de quebrar objeções em uma comunicação um para um.

Quanto ao Whatsapp, vale lembrar que as pessoas não costumam ignorar as mensagens recebidas. Além disso, elas enviam e recebem mensagens todos os dias.

E as pessoas também fazem compras e pedidos pelo Whatsapp. Por exemplo, remédio na farmácia, pizza ou um produto de determinada loja.

Para usar a estratégia do Whatsapp, é interessante usar a versão Business e ter um número específico para essa tarefa.

Você pode disponibilizar o seu número de Whatsapp em seus outros canais de comunicação por meio de um link. Porém, para usar esse método é importante que você tenha um tempinho disponível para responder às mensagens.

Não será bom para o seu negócio deixar o lead sem resposta porque você está ocupado com outras atividades, concorda?

Quando já houver uma quantidade razoável de leads, você pode criar listas de transmissão, conteúdos relacionados ao nicho e não apenas ofertas.

Anúncios pagos

O que é mercado de afiliados nos anúncios pagos? Outro meio que funciona muito bem para divulgar os links de afiliados são os anúncios pagos. É o caso do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, Pinterest Ads e outros.

No tráfego pago a lógica é diferente do tráfego orgânico. Ou seja, você paga para ter maior visibilidade. Consequentemente, com essa maior visibilidade, as chances de conversão são maiores.

Que habilidades o afiliado precisa ter?

mercado de afiliados

Para desenvolver um negócio como afiliado, ele precisa ter ou adquirir certas habilidades para potencializar as vendas. Veja a seguir algumas delas.

Consistência

Antes de tudo, o que seria a consistência?

É preciso realizar o trabalho com coerência e ter o alinhamento necessário ao nicho, à persona, ao público-alvo e à jornada do cliente.

Não é recomendado, por exemplo, divulgar links aleatoriamente, sem uma estratégia definida ou fazer spam.

Regularidade

Mesmo que você possa desempenhar atividades como afiliado de forma flexível, é importante ter algumas rotinas que garantam a regularidade do trabalho e o foco.

Persistência

Se você deseja entender o que é mercado de afiliados, é bom saber que no início podem surgir algumas dificuldades. Nesse sentido, é necessário ter persistência e dedicação para superá-las.

Resiliência

É preciso saber lidar com os problemas e se adaptar a novas situações. O que quero dizer é que não adianta apenas ficar se lastimando por cada nó górdio que eventualmente apareça.

Afinal, você não quer apenas andar em círculos como no Dia da Marmota. Para quem não sabe, o Dia da Marmota faz parte do enredo do filme “O feitiço do tempo”.

Todos os dias são exatamente iguais, todos os acontecimentos se repetem e o personagem principal fica eternamente preso a esse único dia, sem encontrar saída.

Prática

Não vale a pena somente estudar a teoria e não colocar o aprendizado em prática. Por meio da prática, os resultados aparecem.

Disciplina

Ter disciplina é essencial para que se alcance qualquer objetivo que você delimite. É bom sempre lembrar que se você ainda não chegou onde queria, hoje já está a um passo mais próximo do que ontem.

Aprendizado

Para entender o que é mercado de afiliados, é preciso gostar de novos aprendizados. Ser afiliado envolve estar em constante aprendizagem. A cada dia surgem novas ferramentas e tecnologias que facilitam seu trabalho.

Além disso, é necessário sempre buscar por melhores formas de se comunicar, ter conhecimento de copywriting, entre diversos outros pontos que podem ser constantemente aprimorados.

Criatividade

Ser criativo é algo que pode melhorar bastante o seu negócio.

Por meio da criatividade você pode encontrar soluções inusitadas para determinados problemas, pode se comunicar melhor e pode inspirar outras pessoas. A criatividade também pode ser aprendida e aperfeiçoada.

No livro “Como o cérebro cria – O poder da criatividade humana para transformar o mundo”, do neurocientista David Eagleman, há uma passagem que diz:

“Os anunciantes sabem que é necessário criatividade constante para manter nosso interesse.

Seus anúncios nos direcionam para certa marca de detergente, ou batata frita, ou perfume, mas se os comerciais não forem constantemente atualizados vamos deixar de prestar atenção.

Eles perdem o impacto. (…) Tudo evolui. A inovação é um requisito. Os seres humanos precisam de novidade”.

Ambição

Ter ambição é uma qualidade que move as pessoas a conquistarem seus sonhos, a terem diretrizes e metas. Não significa que você deva ser ambicioso a qualquer custo, mas de maneira equilibrada.

Mercado de afiliados vale a pena? Saiba as vantagens

mercado de afiliados
  • Pouco investimento para começar
  • Não precisa desenvolver ou criar um produto
  • Não é necessário ser um especialista
  • Bons retornos financeiros
  • Não ser responsável direto pela logística ou suporte do produto

Conclusão

Então, conseguiu ter uma noção melhor sobre o que é mercado de afiliados?

“Acho que tudo isso é muito complicado, não tenho nenhuma experiência em marketing”.

Esse aprendizado é bastante intuitivo e qualquer pessoa pode aprender tranquilamente desde que queira.

Então, se deseja entrar neste novo mundo, por que ficar se perdendo entre monstros da própria imaginação?

O mercado de afiliados não é nenhum trem fantasma e você não precisa sentir aquele medo de começar algo desconhecido.

Se você deseja trabalhar como afiliado, o melhor treinamento da atualidade é o Fórmula Negócio Online.

Saiba mais:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário