Como fazer negócios em 6 passos infalíveis: dicas para iniciar um negócio de sucesso

ARTIGO CONVIDADO

Quer descobrir o segredo para fazer bons negócios?

Não é preciso um diploma ou muito dinheiro em sua conta bancária, nem mesmo inúmeras experiências de trabalho para se tornar um bom empreendedor. É claro que todos esses fatores podem ajudar, mas muitas histórias de sucesso nos ensinaram com que frequência não é obrigatório ter esses pré-requisitos.

Basta pensar sobre o Steve Jobs, ou em outros empreendedores que entraram na história começando de baixo e, muitas das vezes, sem dinheiro.

Existem muitas características que permitem que você se torne um verdadeiro empreendedor e inicie um negócio de sucesso. Com certeza, além da perseverança e de uma boa ideia, o que permite montar seu próprio negócio com sucesso é a realização de um plano específico, ou seja, uma série de ações que podem te ajudar a montar uma empresa e torná-lo um empreendedor.

Hoje estamos aqui para isso, para ajudá-lo a entender como transformar sua ideia em um negócio e começar a ganhar dinheiro de verdade. Confira os 6 passos!

1. Avalie suas habilidades e ideias

A primeira pergunta que você deve se fazer, ou melhor, as primeiras perguntas, são uma avaliação real de si mesmo e, acima de tudo, do negócio que você deseja iniciar.

Você não deve optar por esse caminho sem ter clareza sobre os objetivos que deseja alcançar e as habilidades que possui (ou não) para conseguir colocar todas as suas ideias em prática.

Claro, assim que você tem uma ideia, a primeira coisa que você pensa é começar rapidamente para ganhar dinheiro o mais rápido possível. Mas não é assim que funciona!

Vamos pensar como se você estivesse fazendo uma aposta na 22Bet Portugal, você tem os conhecimentos necessários para apostar tanto dinheiro em uma partida? Será que vale a pena colocar suas economias em risco para fazer uma aposta que você não estudou antes? Pense com cautela, estude e aprenda coisas novas antes de colocar seu dinheiro em risco.

Quando você opta por iniciar um negócio, é preciso usar cada momento do seu tempo livre de forma inteligente, não se deve ter pressa para chegar à linha de chegada, pois, muitas vezes, quando você está com muita pressa, você perde passos fundamentais.

Voltando ao ponto, quais são as perguntas que você precisa se fazer para fazer bons negócios hoje?

A primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo é:

Por que você deseja começar um negócio?

Depois de responder a isso, você pode pegar um caderno e começar a responder cada uma dessas perguntas com sinceridade:

  • Quais são as suas habilidades?
  • Qual é a sua paixão?
  • Quais são as suas áreas de especialização?
  • Quanto você pode gastar?
  • De quanto capital você precisa?
  • Que tipo de estilo de vida você quer viver?
  • Você está pronto para se tornar um empreendedor?

Claro, ao responder a todas essas perguntas, seja totalmente honesto consigo mesmo.

2. Pense em uma ideia de negócio

Já tem uma ideia para começar o seu negócio? Então você já está um passo à frente!

Se não, então é preciso começar a começar a quebrar a cabeça para obter uma boa ideia, uma ideia lucrativa, que difere daquelas que já estão presentes ou que já foram iniciadas no momento.

A primeira coisa para encontrar sua ideia de negócio é pensar na próxima ideia que fará sucesso. Você tem que pensar em satisfazer uma necessidade, um problema, ou um desejo. Depois de entender isso, certamente você estará no caminho certo para aprimorar sua ideia de negócio.

Essa ideia de negócio também deve ser inerente à área em que você é competente. Construir um robô funcional pode ser uma boa ideia para um especialista em robótica, mas não para uma pessoa formada em Letras. Portanto, observe as respostas que você deu anteriormente e encontre algo inovador em sua área, principalmente se você já tem paixão por aquela área.

Como já informamos, outro aspecto que você pode considerar para uma nova ideia de negócio é uma abordagem melhor para algo que já existe. Por exemplo, você pode tentar criar um carro da Tesla melhor, um sistema operacional melhor do que o Windows, ou tornar um produto mais rápido, mais barato ou ambos, criar uma oferta melhor ou mais convincente.

Resumindo, sempre há espaço para uma nova ideia de negócio, o importante é saber escolher o mais adequado para você!

Ainda não está conseguindo ter uma ideia?

3. Faça uma pesquisa de mercado

Nenhuma ideia de negócio pode ser bem-sucedida sem uma pesquisa de mercado. Depois de escolher o negócio certo para apostar, é preciso começar a estudar sua concorrência, entendendo quais podem ser seus potenciais parceiros no mercado.

Comece a realizar entrevistas ou pesquisas para um grupo potencialmente alvo de pessoas, para entender como criar um serviço eficiente, o que realmente dar aos usuários, futuros clientes e o que eles precisam.

Quando você faz uma pesquisa de mercado, você tem que se lembrar de usar recursos online e offline, sempre examinar pessoas potencialmente consumidoras.

4. Obtenha feedback

Agora que você entende as necessidades e opções que podem melhorar sua ideia de negócio, coloque-a no papel. Tente organizá-la de forma que possa ser descoberta pelas pessoas, para permitir que elas interajam com sua ideia.

Essas pessoas que tentarão ou entenderão seu produto primeiro precisam ser capazes de lhe dar conselhos honestos.

A opinião deles não deve ser filtrada, porque, graças às anotações, você pode descobrir alguns problemas que talvez não tenha visto por conta própria.

Com certeza, as primeiras pessoas com quem você entrará em contato e que o ajudarão a iniciar seu negócio também se tornarão os maiores apoiadores da marca, principalmente se apreciarem o produto.

Ter feedback pode ser muito difícil de gerenciar, porque sua ideia é um pouco como uma criança e ver os pontos negativos destacados, ou receber comentários e críticas negativas, pode ser difícil de suportar.

Então, como você lida com o feedback negativo sobre o seu futuro negócio?

Sempre agradeça às pessoas que lhe dão um julgamento, mesmo quando negativo. De fato, incentive-os a sempre a serem honestos. Não dê ouvidos a todas as críticas negativas, muitas vezes algumas pessoas podem não gostar de uma ideia.

Se muitos comentários negativos são sobre um aspecto específico de sua ideia, reavalie esse ponto e tente entender por que não funciona. Faça perguntas para entender exatamente por que alguém não gostou de algo e procure uma solução para melhorar.

Para ajudá-lo a gerenciar o feedback negativo, você também pode optar por um mural de comentários positivos, um quadro de avisos onde você pode ler todo o feedback de quem gosta da sua ideia.

5. O processo burocrático começa

Claro que a ideia é importante e também entender se isso pode dar certo ou não, mas você também tem que se preocupar em começar a montar o seu negócio, você tem que abrir o negócio e oficializar o caminho que você está trilhando.

Então a primeira coisa que você deve fazer é ir a um contador e entender como você pode se movimentar nesse setor, se você tem a oportunidade de pedir um empréstimo, por exemplo, ou se terá outras fontes de recursos.

Informe-se sobre eventuais permissões, se há necessidade de registrar a marca do seu negócio, etc…

A papelada para iniciar um negócio pode ser difícil de gerenciar, mas servirá tanto para formalizar seu projeto quanto para obter todas as informações necessárias para realmente iniciar seu negócio.

6. Crie um plano de negócios

Você não pode fazer negócios sem ter um bom plano de negócios. Este plano de ação é realmente muito importante para começar a dar vida à sua ideia de negócio.

Um bom plano de negócios estruturado não deve ser tão longo quanto um livro, mas deve incorporar todos os pontos essenciais de sua estratégia, incluindo estimativas de ganhos e definição de orçamento inicial, em um texto curto de cerca de 10 páginas.

Para criar um bom plano de negócios, é preciso:

  • Crie uma página de título inserindo o nome da sua empresa e o logotipo, se houver.
  • Crie um resumo, esta página inclui todo o espírito da sua ideia de negócio, deve resumir o plano de ação e você deve descrever a forma da sua empresa, mas também relatar os problemas que a empresa está tentando resolver.
  • Faça uma descrição específica da atividade, identifique o setor e descreva seus planos para o futuro.
  • Delinear a estratégia de mercado, qual é o mercado-alvo? Qual é o alvo ao qual você se refere?
  • Análise do concorrente. O que a concorrência faz? Como você pode oferecer um serviço melhor do que o deles?
  • Plano de design e desenvolvimento: como você desenvolverá seu projeto? Qual orçamento de que você precisa?
  • Como administrar a empresa? Quais são as operações que você precisa fazer todos os dias para atingir seus objetivos?
  • Finanças: Você já tem dinheiro para começar seu negócio? Você tem que pedir um empréstimo? Se sim, a quem? Como e quanto você tem que pedir?

Estes são certamente os principais aspectos que lhe permitirão desenvolver um bom plano de negócios, mas também, perceber como conseguir iniciar e fazer negócios de forma correta e produtiva.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário